sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Diretores da CDL são recebidos por Humberto Costa


No último dia 24 de setembro, sábado, o presidente da CDL Garanhuns, Fernando Couto e o diretor de eventos Luis Carlos, foram recebidos pelo senador Humberto Costa (PT). Na pauta do encontro estavam assuntos relevantes para o desenvolvimento econômico do Município como o projeto de revitalização da Rua Dom José, localizada no centro da Cidade, recuperação da avenida santo Antonio, principal centro comercial do Município e a Faculdade de Medicina de Garanhuns – FAMEG. 
Muito receptivo, o Senador ouviu atentamente as apresentações feitas pelos empresários garanhuenses e sensibilizou-se com a atual situação da FAMEG, que se encontra com suas atividades paralisadas em consequência de uma ação judicial impetrada pelo MEC e AGU no Supremo Tribunal Federal, impedindo a divulgação do resultado do seu segundo processo vestibular realizado no dia 18 de setembro. Os empresários pediram o apoio do Senador neste caso, argumentando o forte impacto econômico no Município com a instalação de  estudantes matriculados na Instituição.
Humberto Costa por sua vez comprometeu-se com os diretores da CDL e todos os munícipes representados por estes empresários, deixando explicita a sua vontade e desejo de buscar informações sobre a autorização de funcionamento da Faculdade junto a Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior – SERES, entidade diretamente veiculada ao Ministério da Educação. A expectativa é que até o final da próxima semana o Senador possa se pronunciar oficialmente sobre o pleito solicitado.
Serviço: Neste sábado, dia 1 de outubro, as atividades e mobilizações sociais em favor da FAMEG terão continuidade. Em um stand montado no espaço colunata no centro da Cidade, os moradores locais poderão assinar um documento demonstrando o seu apoio a IES. Este documento será entregue no futuro aos Deputados Estaduais e Federais pedindo também o engajamento deles neste processo. É importante ressaltar que esta iniciativa conta com a parceria do Grupo Amigos de Garanhuns, comunidade criada no Facebook e CDL Garanhuns.

terça-feira, 27 de setembro de 2011


CDL reúne sociedade em favor da FAMEG

Na noite da sexta-feira, dia 23 de setembro, praticamente todos os segmentos representativos da sociedade garanhuense estiveram presentes no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns – CDL para demonstrar o apoio irrestrito a Faculdade de Medicina de Garanhuns – FAMEG.

Convocada pelo presidente da CDL, Fernando Couto, o encontro contou com a presença do diretor executivo do ITEPAC, Célio Sousa, o diretor institucional da FAMEG, Márcio Quirino, o deputado estadual Isaías Régis, o vereador Marcelo Marçal, representando o Poder Legislativo Municipal, a gerente da Agência da Caixa Econômica Federal Sete Colinas, Neide Brandão, presidente da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional, Eudson Catão, empresários, presidentes dos clubes de serviço como o Lions Clube e Rotary, lojas maçônicas, associações comerciais e sindicais, estudantes e grande parte da imprensa local.

O objetivo do Encontro esteve em discutir a situação da Faculdade de Medicina de Garanhuns – FAMEG, no intuito de definir as ações que poderiam ser deliberadas pela sociedade civil organizada em apoio ao funcionamento da Instituição. Após ouvirem as explicações e observarem os documentos apresentados pelos diretores da Faculdade a platéia teve oportunidade de manifestar o apoio à IES e reconhecer o trabalho feito pela CDL Garanhuns. 

Para o presidente da CDL Garanhuns os benefícios oriundos do funcionamento da Faculdade serão imensos. “Acredito que a FAMEG irá contribuir significativamente para o tão esperado desenvolvimento social e econômico do Município, pois junto aos alunos matriculados na Instituição existirá também incremento da economia local, sendo necessária uma grande transformação econômica no comércio da Cidade”, destacou.



Todos os representantes formalizaram o seu apoio à Instituição e reiteraram a necessidade de continuar as reuniões em busca da autorização e reconhecimento da Faculdade.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Nossa linda cidade

Contribuição do enviado em 15/04/2011 no canal do youtube.

FMI rebaixa perspectivas de crescimento do Brasil para 2011




Washington, 20 set (EFE).- O Fundo Monetário Internacional (FMI) rebaixou nesta terça-feira (20) em três décimos as perspectivas de crescimento para a economia do Brasil em 2011 com relação à previsão de junho, e a situou em 3,8%.

Em seu relatório "Perspectivas Econômicas Mundiais", que atualiza as últimas previsões do organismo multilateral, o FMI manteve, no entanto, a previsão de crescimento da economia brasileira em 3,6% para 2012.

A instituição espera que a economia do país cumpra suas metas de inflação, reduzidas nas novas previsões para 6,6% em 2011 e situadas em 5,2% no próximo ano.

Com relação à taxa de desemprego, o Fundo prevê que seja elevada de 6,7% em 2011 para 7,5% em 2012.

com informações do portal Uol Economia

NATAL DOS SONHOS EDIÇÃO 2011 COMEÇA A SER FORMATADO



A Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns – CDL e a Prefeitura Municipal já estão formatando o projeto Natal dos Sonhos edição 2011. Contando com o apoio do SEBRAE Unidade de Negócios Agreste Meridional, Diocese de Garanhuns e Igrejas Evangélicas, o Projeto começou a ser discutido no último mês de agosto, objetivando garantir uma decoração natalina das mais belas e envolventes dos últimos anos.
Para a efetivação do evento deste ano, o Projeto está sendo dividido em três fases temáticas e participativas, sendo elas o Natal Religioso, concentrado na Avenida Santo Antônio e o Natal Cultural, privilegiando a Avenida Rui Barbosa. Este ano, o destaque vai para o concurso de decorações natalinas, voltadas tanto para as vitrines das lojas do nosso Comércio, quanto para as residências da população da Cidade das Flores, caracterizando assim a terceira fase do Natal dos Sonhos 2011.
            A decoração com luzes e enfeites temáticos deverá ser inaugurada no dia 3 de dezembro, enfeitando a Cidade até o dia 8 de janeiro de 2012. Nesse período, acontecerão várias apresentações culturais, valorizando desta forma a regionalização e os corais existentes em nosso Município. As apresentações deverão ocorrer no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, contemplando comunidades católicas e evangélicas, além das crianças, que terão um dia todo dedicado ao imaginário infantil e musicalidade natalina.
            Para as pessoas interessadas em usar uma decoração diferenciada e inovadora nas suas residências, com foco na criatividade e potencialidades individuais, as entidades parceiras estarão ofertando um curso gratuito de reciclagem para confecção do material a ser utilizado no concurso natalino do Projeto, porém, os critérios de avaliação deste, bem como a equipe avaliadora ainda estão sendo definidos. 
Para a execução de um Projeto como este, as empresas locais e órgãos econômicos do Município já estão sendo visitados pela equipe de captação financeira, como forma de garantir a viabilidade do Evento. O Projeto de decoração ficou a cargo do arquiteto Gláucio Brandão e do decorador Mário Simões.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Bovespa opera em baixa e dólar tem forte alta nesta segunda-feira

Do UOL Economia, em São Paulo



A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) operava em baixa nesta segunda-feira (19). Por volta das 10h05, o Ibovespa (principal índice da Bolsa paulista) caía 0,36%, aos 57.005,77 pontos.
O dólar tinha forte alta reagindo ao maior cenário de aversão a risco no exterior após uma reunião entre ministros de Finanças europeus não ter definido nada de novo para enfrentar a crise de dívida da zona do euro.
A cotação do dólar comercial seguia com alta de 1,74% na venda, a R$ 1,762. O euro tinha valorização de 0,45%, a R$ 2,403.