segunda-feira, 31 de outubro de 2011

IPI e inflação fazem intenção de consumo recuar depois de 4 altas

A intenção de consumo dos paulistanos recuou, após quatro elevações consecutivas, de acordo com dados da Fecomercio-Sp (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), divulgados nesta segunda-feira (31).
Segundo a entidade, o ICF (Índice de Consumo das Famílias) registrou queda de 3,5% em outubro deste ano, em relação ao mês imediatamente anterior, atingindo 135,3 pontos. Vale lembrar que, abaixo de 100 pontos, o índice revela uma percepção de insatisfação e, acima deste patamar, podendo chegar a 200 pontos, indica satisfação.
O indicador da Fecomercio-Sp é composto por sete itens, sendo eles: emprego atual, renda atual, acesso ao crédito, nível de consumo, perspectiva profissional, perspectiva de consumo e momento para duráveis.
“A retração na satisfação das famílias em outubro se deve principalmente à inflação e à elevação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para automóveis importados, principalmente os populares vindos da Ásia. Por outro lado, as fortes flutuações do câmbio em setembro parecem não ter surtido efeito no indicador em outubro”, aponta a Fecomercio-Sp.
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Dos sete itens analisados, apenas um apresentou crescimento na comparação mensal - o nível de consumo atual, com alta de 1,3%. Os outros seis apresentaram queda, com destaque para perspectiva profissional (-9,9%) e renda atual (-6,0%).
Na seqüência vem momento para duráveis (-4,5%), perspectiva de consumo (-1,7%), emprego atual (-1,4%) e acesso ao crédito (-0,7%).
De acordo com a assessoria técnica da Fecomercio-SP, a inflação foi a grande responsável pela queda do mês e deve continuar pressionando o índice. Por outro lado, as festas de final de ano possivelmente vão impactar positivamente o consumo das famílias, refletindo as contratações temporárias, início das vendas para o Natal e o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário.

Trabalho irregular em feriado pode gerar multa de até R$ 4 mil a empregador

Foi aprovado nesta quarta-feira (26) pela CAS (Comissão de Assuntos Sociais) o projeto de lei que atualiza o valor da multa aplicada ao empregador que não conceder repouso semanal ou deixar de pagar os contratados que atuarem em feriados.

De acordo com a proposta (PLC 43/11), o valor da multa ficará entre R$ 40,25 e R$ 4.025,33 e poderá variar conforme a natureza da infração, a extensão e intenção de quem a praticou.

A reincidência e a oposição à fiscalização, além do desacato à autoridade, levarão o infrator a receber a penalidade em dobro.

Regulamentação necessária

Segundo a Agência Senado, o relator da matéria, senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), recomendou a aprovação do projeto por concordar com a necessidade de atualização do valor da multa, estabelecido pela Lei 605/49.

Para ele, o fato de o valor atual ser irrisório não inibe o mau empregador nem o pune efetivamente pelo descumprimento desses direitos.

Tramitação

Caso nenhum recurso seja apresentado exigindo votação pelo Plenário, o projeto seguirá direto à sanção presidencial, já que o Senado não alterou o texto vindo da Câmara.

Pequena filipina simboliza o ser humano de número 7 bilhões

A Ásia, onde vivem dois terços da população mundial, recebeu simbolicamente o ser humano de número 7 bilhões, uma pequena filipina de nome Danica cujo nascimento foi celebrado em Manila e ilustra os desafios planetários de crescimento demográfico.
O planeta atingiu a população de seis bilhões em 1999. Na ocasião, a ONU escolheu Adnan Nevic, um menino nascido em Sarajevo, como representante simbólico da marca. Desta vez, a ONU optou por não designar nenhuma criança com antecedência e vários países pretendiam reivindicar a efeméride.
Danica May Camacho, nascida no domingo, dois minutos antes da meia-noite, no José Fabella Memorial Hospital, um centro público da capital filipina, tem 2,5 quilos. Seus pais, Florante Camacho e Camille Dalura, foram felicitados por representantes das Nações Unidas.
"É muito bonita. Não posso acreditar que seja a habitante sete bilhões do planeta", comentou emocionada Camille Dalura na sala de partos, invadida pela imprensa. Danica receberá uma bolsa de estudos e seus pais uma quantia em dinheiro para abrir uma loja.
"O mundo e seus sete bilhões de habitantes formam um conjunto complexo de tendências e paradoxos, mas o crescimento demográfico faz parte das verdades essenciais em escala mundial", declarou a representante do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) nas Filipinas, Ugochi Daniels.
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sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Taxa de desemprego é a menor para o mês de setembro desde 2002

Em setembro, a taxa de desemprego  nas seis principais regiões metropolitanas do País permaneceu estável frente ao mês anterior, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com dados da Pesquisa  Mensal de Emprego, divulgada nesta quinta-feira (27), a taxa de desemprego ficou em 6% no mês – essa é a menor taxa para um mês de setembro desde 2002.

O nível de desocupação em agosto deste ano também foi de 6%, mesmo patamar observado em julho. Frente a setembro de 2010, quando a taxa era de 6,2%, observa-se queda de 0,2 ponto percentual.

A população desocupada no nono mês do ano foi estimada em 1,5 milhão, registrando estabilidade frente aos dados apurados no mesmo mês do ano passado. Também não houve variação na comparação com agosto deste ano.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CDL Garanhuns busca parceria do Governo do Estado para o Natal dos Sonhos 2011

Na Manhã desta quarta-feira, dia 26 de outubro, o presidente da CDL Garanhuns, Fernando Couto e o representante da Prefeitura de Garanhuns Wanderley Lopes, estiveram reunidos com a Diretora de Estruturação do Turismo em Pernambuco, órgão ligado a Empresa Pernambucana de Turismo – Empetur, Jane Mendonça, para apresentar o Projeto do Natal dos Sonhos – Edição 2011, com a intenção de ter o Governo de Pernambuco como parceiro do Evento deste ano.
Em um encontro bastante produtivo, a Diretora tratou de assuntos relevantes ao desenvolvimento do turismo da Cidade, ressaltando a taxa de ocupação da rede hoteleira, capacitação profissional, realização de eventos e todos os dados referentes ao projeto de ornamentação natalina da Cidade das Flores. Ela demonstrou amplo interesse pela Cidade e pelo pleito apresentado, destacando a possibilidade de apoio financeiro do Estado junto ao Evento, que precisa apenas do aval do Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, para que a parceria seja concretizada.
Depois de quase uma hora de conversa Jane Mendonça sinalizou a intenção de proporcionar, ainda este ano, um encontro com os empresários, donos de hotéis, bares e restaurantes de Garanhuns para discutir a realização de uma capacitação com os membros da cadeia produtiva do turismo, visando melhorias no receptivo aos turistas já durante o Garanhuns Jazz 2012.
Segundo o Presidente da CDL o encontro foi muito positivo para Garanhuns. “Nós fomos ao Recife para demonstrar toda a potencialidade que o projeto Natal dos Sonhos comporta, tais como o desenvolvimento da economia e do próprio trade turístico, uma vez que recebemos no período natalino muitos turistas de Recife e Maceió, entre outras cidades. No entanto, saímos não só com este reconhecimento como também com a possibilidade de melhor capacitar nosso segmento com a promoção de palestras e oficinas a serem desenvolvidas pela própria Empetur, o que será muito bom para Garanhuns”, destacou.
Agora a CDL e Prefeitura têm até o dia 3 de novembro para protocolar o Projeto, a fim de viabilizar a parceria com o Governo do Estado, porém, de acordo com Fernando Couto, este trâmite deverá ser realizado já na próxima segunda-feira, 31 de outubro.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Consumidor confia no futuro, mas está cauteloso com o presente

O consumidor brasileiro está cauteloso em relação às condições atuais da economia, mas está mais otimista em relação ao futuro próximo.

As conclusões fazem parte de uma pesquisa mensal encomendada pelas entidades do setor comercial ACSP e pela Facesp, que também detectou um aumento no otimismo dos consumidores entre os meses de agosto e setembro.

O levantamento leva em conta entrevistas feitas com mil consumidores distribuídos por 70 cidades, sendo nove regiões metropolitanas, entre os dias 22 e 30 do mês passado.

As questões feitas se referem a situação econômica do entrevistado, suas perspectivas para os próximos meses e sua disposição para grandes decisões de consumo, como a aquisição de um carro, por exemplo.

O índice que sintetiza essas respostas oscila numa escala de zero a 200 pontos, sendo que um resultado acima de 100 já reflete uma visão geral de otimismo dos consumidores.

Em setembro, esse índice atingiu a marca dos 154 pontos, ante 150 em agosto e 153 em setembro do ano passado. Trata-se da maior pontuação desde março deste ano.

Os resultados do mês passado revelam que o consumidor está mais seguro em relação à permanência no emprego, mas um pouco menos confiante na própria situação financeira, na comparação com agosto.

Em compensação, aumentou a parcela dos consumidores que acredita no fortalecimento da economia de sua região, na comparação com as respostas colhidas em agosto. Também houve um incremento na parcela dos consumidores confiantes que a própria situação financeira vai melhorar nos próximos meses.

Fonte: Folha Online

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Aviso prévio de até 90 dias entrou em vigor ontem

Entrou em vigor na  quinta-feira (13) a nova regra que concede aviso prévio de até 90 dias para demissões sem justa causa, dependendo do tempo de trabalho. A lei foi sancionada sem vetos pela presidente Dilma Roussef na última terça (11).

Até então, os trabalhadores tinham direito a, no máximo, 30 dias de aviso prévio.

De acordo com o texto, o aviso prévio que o empregador deve conceder em caso de demissão passa a ser proporcional ao tempo de trabalho na empresa. Para quem tem até um ano de casa, nada muda, continuando os 30 dias até então previstos na Constituição.

Depois que completar um ano no emprego, o trabalhador ganha três dias a mais de aviso prévio para cada ano de serviço, podendo chegar a até 90 dias.

Nova regra pode prejudicar trabalhador que pedir demissão
No caso em que o próprio empregado pedir demissão, a ampliação do prazo poderá resultar em indenizações menores ou em um maior período em que o trabalhador é obrigado a ficar na empresa, sem poder procurar outro emprego.

O alerta é do especialista em direito trabalhista do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp) João Armando Amarante.

Segundo ele, isso decorre do fato de que o aviso prévio é aplicado de forma bilateral, onerando tanto a empresa quanto o trabalhador, conforme a situação. “A parte que rompeu o contrato terá de arcar com a indenização, seja o patrão que demitiu, seja o empregado que pediu para sair”, explica.

Mudança divide opinião de centrais sindicais
A aprovação da nova regra dividiu opiniões entre as maiores centrais sindicais brasileiras.

Enquanto a Central Única dos Trabalhadores (CUT) considerou a medida insuficiente.

Por outro lado, a Força Sindical, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) avaliaram que o texto poderia ser melhorado, mas que já garante mais direitos aos trabalhadores.

Após seis meses de alta, inadimplência do consumidor recua em setembro

A inadimplência registrou queda de 3% em setembro, na comparação com o mês imediatamente anterior. Segundo o Indicador Serasa Experian da Inadimplência do Consumidor, divulgado nesta sexta-feira (14). Essa foi a primeira queda mensal do índice após seis meses de altas consecutivas.

Na comparação anual, observando o resultado de setembro deste ano e o registrado no nono mês do ano passado, a inadimplência do consumidor desacelerou e registrou alta de 23,3%. De janeiro a setembro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2010, o índice subiu 23,4%.

Segundo os economistas  da Serasa Experian, a antecipação do 13º salário aos aposentados, a redução dos juros e a menor quantidade de dias úteis, na comparação com agosto, ajudaram para que a inadimplência recuasse em setembro. Também contribuiu para o recuo do índice a maior facilidade oferecida pelos credores ao consumidor na renegociação de dívidas.

Decomposição
Na decomposição do indicador, todas as modalidades da inadimplência puxaram a queda. A começar pelas dívidas não bancárias, houve recuou de 3,3%, com contribuição negativa de 1,3 ponto percentual.

Os cheques sem fundos caíram 10,3%, com contribuição negativa de 1,1 ponto percentual na variação total. As dívidas com os bancos tiveram declínio de 0,9%, contribuindo com queda de 0,4 ponto percentual. Os títulos protestados também tiveram queda, de 13,9%, com contribuição de 0,2 ponto percentual.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Juros médios para consumo caem ao menor nível desde 1995

As taxas médias de juros para o consumidor recuaram pelo segundo mês seguido em setembro, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Para pessoas físicas, a média das seis linhas de crédito pesquisadas ficou em 6,69% ao mês (117,51% ao ano), atingindo menor valor da série histórica do levantamento, iniciado em 1995.

De acordo com o economista e coordenador de estudos da entidade, Miguel José Ribeiro de Oliveira, estas reduções podem ser atribuídas a quatro fatores: o bom momento que passa a economia brasileira, mesmo com a pequena redução da atividade econômica; a maior oferta de crédito; maior competição no sistema financeiro; e à queda da taxa básica de juros Selic promovida pelo Banco Central.

Confira as taxa médias apuradas pela Anefac:

Juros comércio - 5,54% (ao mês), 90,99% (ao ano)

Cartão de crédito - 10,69% (ao mês), 238,30% (ao ano)

Cheque especial - 8,23% (ao mês), 158,33% (ao ano)

CDC - 2,24% (ao mês), 30,45% (ao ano)

Empréstimo pessoal (bancos) - 4,47% (ao mês), 69,00% (ao ano)

Empréstimo pessoal (financeiras) - 8,94% (ao mês), 179,41% (ao ano)

Fonte: Portal Terra

Pesquisa desvenda perfil do "consumidor moderno"

Em um cenário econômico que propicipou a inclusão das classes C e D no consumo nacional, surge um novo consumidor cujos anseios e drivers de consumo são resultado do aumento do acesso à informação, sobretudo, a disponível na web.
 
Mais conectado, ciente de seus direitos e antenado com as tendências globais, o consumidor moderno valoriza o atributo custo–benefício e a excelência no atendimento; insere em seu cotidiano conceitos como comércio justo e consumo sustentável. Conquistar e fidelizar esse cliente não é uma tarefa fácil, mas algumas marcas têm despontado na preferência desse novo brasileiro. Essas são algumas das conclusões da pesquisa inédita “Desvendando o consumidor moderno” – conduzida pela Shopper Experience em parceria com a revista Consumidor Moderno, publicação do Grupo Padrão.

A pesquisa quantitativa contou com 600 entrevistas realizadas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro; participaram brasileiros das classes A, B, C e D com idades entre 18 anos e 64 anos. Do total de entrevistados, 68% costumam acessar a web; e 44% se percebem como consumidores modernos, não só atualizados em tecnologia e assíduos na internet, mas alinhados ao consumo responsável, à praticidade, bons preços e qualidade.

Entre os consumidores entrevistados, 56% não se consideram modernos. A pesquisa mostra que 11% dos consumidores em geral têm blog, percentual que, entre os modernos, aumenta para 13%. Segundo Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience e coordenadora da pesquisa, o principal critério para a criação do conceito de “consumidor moderno” foi o uso constante da internet.

“Sendo o Brasil um dos dez países em que as pessoas mais acessam a web, não há marca ou negócio bem-sucedido que não transforme esse canal em aliado para conquistar e fidelizar clientes. Aliás, esse é o canal preferido dos consumidores para externar aspectos do relacionamento com produtos e serviços”, afirma.

A internet é plenamente presente na vida do consumidor moderno – 86% deles estão diariamente conectados contra 82% dos consumidores convencionais; 42% dos consumidores modernos fizeram compras pela internet no último mês contra 36% dos convencionais.

No tocante aos direitos, 53% dos consumidores modernos afirmam que estão mais atentos à qualidade e credibilidade dos produtos; 41% fazem valer os direitos de trocar produtos com defeitos; e 39% exigem um bom atendimento. Em sua totalidade, os entrevistados afirmaram conhecer os direitos do consumidor.

A pesquisa também aponta quais são os critérios adotados pelos consumidores modernos para definir a compra. Entre os destaques estão preço justo, atendimento diferenciado, qualidade do produto e variedade nas opções.

Fonte: Varejista

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Receita libera hoje consultas ao maior lote de restituições da história

Assim que abertas, as consultas poderão ser feitas por meio do site da Receita na internet ou pelo telefone 146. Os valores das restituições, por sua vez, poderão ser sacados a partir do dia 17 de outubro. Ao todo, são sete lotes de restituição, entre junho e dezembro de cada ano.
Segundo o Fisco, serão pagos R$ 2,44 bilhões a 2,65 milhões de contribuintes neste lote do IR. Trata-se do maior lote de restituições da história, segundo números da Receita Federal. Os valores já virão acrescidos de 5,93 %.
"Desse montante, 6.221 referem-se aos contribuintes de que trata a Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), totalizando R$ 21.629.185,23", informou a Receita. Até o momento, o maior lote de restituições já pago pela Receita Federal havia sido em dezembro de 2009, no valor de R$ 2,4 bilhões.
Lotes já pagos
No primeiro lote do IR deste ano, pago no dia 15 de junho, 1,5 milhão de contribuintes foram contemplados. O valor do pagamento foi de R$ 1,9 bilhão. Por conta do Estatuto do Idoso, o primeiro lote contemplou, principalmente, pessoas com mais de 60 anos (1,3 milhão de idosos).
Já no segundo lote, pago em julho, foram contemplados 1,64 milhão de pessoas, no valor de R$ 1,9 bilhão em restituições. Em agosto, 1,77 milhão de contribuintes receberam R$ 1,69 bilhão e, em setembro, 970 mil contribuintes foram contemplados e receberam R$ 926 milhões em restituições
A ordem de recebimento das restituições do Imposto de Renda tem por base, além do Estatuto do Idoso, a data de entrega da declaração de ajuste anual. Quem enviou o documento primeiro, sem erros ou omissões, recebe a restituição mais cedo. Neste ano, o prazo foi do início de março até o final de abril. Mais de 24 milhões de pessoas enviaram a declaração em 2011.
Anos anteriores
Também partir 9h, os contribuintes que caíram na malha fina do Leão, em anos anteriores, poderão checar seu suas restituições foram liberadas.
Quanto ao lote residual do exercício de 2010, serão creditadas restituições para um total de 24,66 mil contribuintes, totalizando R$ 35,7 milhões. Os valores já virão acrescidos da taxa selic de 16,08%.
Com relação ao lote residual do exercício de 2009, serão creditadas restituições para um total de 6,49 mil contribuintes, totalizando R$ 10,4 milhões, já atualizados pela taxa selic de 24,54%.
Já para o lote residual de 2008, serão creditadas restituições para um total de 3 mil contribuintes, totalizando de R$ 5,4 milhões, já atualizados pela taxa selic de 36,61%.
Centro de Atendimento Virtual
A Receita Federal lembra que os contribuintes não precisam esperar para saber se há inconsistências em sua declaração. Elas podem acessar o extrato do Imposto de Renda, no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), que foi recentemente reformulado, para saber se há erros, pendências ou inconsistências em suas declarações.
Para entrar no seu extrato, porém, ele terá de obter um código de acesso. Neste caso, deverá informar o seu CPF, a data de nascimento e os recibos do IR de 2010 e de 2011. Na ausência do recibo, poderá ser pedido o título de eleitor.
Em posse da informação de que há erros ou inconsistências em sua declaração do IR, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora e, com isso, retirar seu CPF da chamada malha fina do leão. Quando entram na malha fina, as declarações dos contribuintes ficam retidas para correção dos erros, e as eventuais restituições são pagas somente após a questão ter sido resolvida - nos chamados lotes residuais do IR.
No extrato do IR, o contribuinte também poderá acompanhar o pagamento do imposto e alterar opções referentes ao débito automático das cotas. Com o serviço, os contribuintes também poderão parcelar débitos em atraso do IR ou outras pendências com a Receita Federal ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Atendimento diferenciado faz clientes terem alto nível de satisfação com instituições

Estudo mostra que um cliente leal pode gerar uma receita até 80% maior do que um consumidor insatisfeito, em relação as instituições financeiras no Brasil. Ao avaliar as companhias, a satisfação dos consumidores reflete, sobretudo, o atendimento diferenciado, a excelência dos serviços pretados, a segurança, entre outros.
A consultoria Bain & Company recentemente elaborou uma pesquisa de NPS (Net Promoter Score), índice usado e desenvolvido mundialmente pela companhia para medir a satisfação dos clientes quanto a um serviço ou produto de uma organização.
Os líderes da lealdade
Entre os bancos de varejo, o Itaú Unibanco foi o que conquistou o maior NPS, de 9. Os clientes destacaram que elementos como atendimento diferenciado e excelência de serviço prestado são os que mais aumentam sua satisfação frente a essa instituição.
Na categoria de Bancos Premium, os clientes que avaliaram as instituições, destacaram o atendimento exclusivo e os serviços internacionais como fatores de diferenciação. O melhor NPS, de 44, foi dado ao HSBC Premier.
Em relação aos emissores de cartão de crédito, o Credicard teve o maior NPS. Os itens que os clientes leais destacaram nessa instituição foram a aceitação, atendimento, segurança e serviços adicionais.
Na categoria Seguradoras de Vida e/ou Previdência, o destaque ficou com a Basilprev. Seus diferenciais citados foram credibilidade e segurança. Já entre as seguradoras de autos, quem teve o maior NPS foi a Porto Seguro, se destacando por conta de seu atendimento diferenciado.
O estudo
De acordo com a consultoria, para apurar o NPS, pergunta-se aos clientes das instituições qual a probabilidade deles recomendarem determinada empresa a um amigo. Os entrevistados devem responder a esta pergunta utilizando uma escala de zero a dez.
Os clientes que situarem sua resposta entre 9 e 10 são considerados promotores da empresa; os que colocarem sua resposta entre 7 e 8, são os classificados como passivos e os que responderem entre zero e 6 são os destratores (insatisfeitos). Para chegar ao índice NPS, a consultoria subtrai o percentual de respostas dadas pelos insatisfeitos do percentual dos promotores. Assim, quanto maior o número, mais fiéis e satisfeitos são os clientes da empresa.
Fonte: Info Money Pessoal

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Número de Falência de Empresas Cai 7,89% entre Janeiro e Setembro de 2011

SÃO PAULO – O número de falências decretadas recuou 7,89% entre janeiro e setembro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2010, passando de 570 para 525 registros, segundo dados divulgados pela Serasa Experian nesta quinta-feira (6).

Do total das falências nos nove primeiros meses do ano, os decretos das micro e pequenas empresas caíram de 511 para 469, e das médias empresas passaram de 50 para 39. No entanto, em relação às grandes empresas, o número passou de nove decretos para 17.

Levando em consideração o mês de setembro, em relação a agosto, o número de empresas que tiveram a falência decretada passou de 65 para 82, um crescimento de 26,15%. Dessas, 75 eram micros e pequenas empresas e sete eram médias.

Requerimentos
Quanto ao processo de falências requeridas, o indicador constatou redução de 11,51% nos primeiros nove meses deste ano (1.322 requerimentos), frente ao mesmo período de 2010 (1.494 requerimentos).

Nesse quesito, as MPEs foram responsáveis por 891 pedidos entre janeiro e setembro, as médias empresas por 275 e as grandes empresas por 156 requerimentos.

Considerando apenas o mês de setembro, o número de falências requeridas caiu para 108, em relação ao mês imediatamente anterior, sendo 76 de MPEs, 20 de médias empresas e 12 de grandes empresas.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a expectativa de um bom Dia das Crianças  e final de ano já está impactando na atividade das empresas, sobretudo nas indústrias. “Com mais encomendas, as empresas reforçam seu caixa e se distanciam da insolvência”, avaliam.

Os analistas ainda observam que “com maior confiança, alavancada pelo início de um novo ciclo de redução de juros, com a inadimplência sobre controle e a certeza que o mercado interno será novamente utilizado para contornar os impactos da crise global, as empresas apostam no consumo”.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Micros e Pequenos Grupos são 90% da Indústria Local

As obras de projetos anunciados em Pernambuco marcam a construção civil como o principal segmento de crescimento no número de indústrias no Estado. O detalhe vai para o aumento das micro e pequenas indústrias no interior, fruto de desdobramentos das empresas da Região Metropolitana do Recife (RMR). Das mais de oito mil indústrias do Estado, metade está na RMR. Além disso, as micro e pequenas indústrias representam mais de 90% do total. O levantamento faz parte do Cadastro Industrial de Pernambuco 2011 - 2012, da Fiepe, lançado ontem.

De acordo com diretor da Unidade de Pesquisas Técnicas (Uptec) da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), José André Freitas, o setor de construção civil contemplava, no ano passado, as áreas de fabricação de móveis e Construção de edifícios, somando mais de 13% do total. Esta última área, inclusive, teve maior elevação, passando de 6,9% do ano passado para mais de 12% neste ano. Em 2011, o segmento da construção teve maior desdobramento, passando a incluir, além das áreas citadas, as indústrias de serviços especializados em Construção Civil. Juntos, representam mais de 17% das indústrias pernambucanas.

“Além disso, 10% do volume de indústrias no Estado neste segmento estão na Região Metropolitana. No ano passado, não chegava a 5%. Com a construção de novas fábricas e empreendimentos imobiliários por todo o Interior, percebeu-se que as indústrias que constroem lá são vínculos com empresas do Recife. Suape, por exemplo, agrega bastante”, detalhou.

Segundo o presidente da Fiepe, Jorge Côrte Real, a radiografia fortalece o pleito na hora de promover o Estado. “É a forma de despertar interesse de quem não vê oportunidade de expansão de negócios”, disse. O relatório mostrou que o número de indústrias cresceu 10% de acordo com o levantamento do ano passado. Já o número de empregados teve acréscimo de 20%, marcando, hoje, mais de 320 mil empregos no Estado. O deficit está no comércio exterior, já que uma parcela pequena das indústrias importa ou exporta.

O Pólo do Agreste (Santa Cruz do Capibaribe e Toritama) também tem representatividade. Hoje, ele soma 70% de toda a indústria do Agreste Setentrional. Na última edição, esse índice não chegava a 40%. “Estavam no mercado informal. Geralmente, deixaram a informalidade e montaram uma fábrica pequena para atuarem no mercado”, disse José André Freitas.