sábado, 18 de agosto de 2012

Em 6º semana positiva, Dow Jones se aproxima da máxima de 2007


Os principais índices acionários norte-americanos terminaram o pregão desta sexta-feira (17) em ligeira alta, com o Dow Jones se aproximando da máxima de 2007. Além do bom resultado dos indicadores dos Estados Unidos, o comentário da chanceler alemã, Angela Merkel, contribuiu para o tom otimista do mercado, após reiterar suporte as ações do presidente do BCE (Banco Central Europeu), Mario Draghi, para tentar conter a crise da dívida da Zona do Euro.
Na semana, todos os três principais índices acumulam ganhos, com o Dow Jones e S&P 500 registrando a sexta alta semanal consecutiva.
Nesta sessão, o índice Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, fechou em alta de 0,46% a 3.077 pontos. O Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, encerrou o pregão em leve valorização de 0,19% atingindo 13.275 pontos, enquanto o S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, apresentou alta de 0,19% chegando a 3.077 pontos.
Agenda dos EUA
Entre os indicadores norte-americanos, o Michigan Sentiment, que avalia a confiança do norte americano na economia dos EUA, obteve resultado acima da estimativa do mercado e do registrado no mês anterior. Na manhã desta sexta-feira também foi divulgado o Leading Indicators, relatório que compila diversos índices já anunciados, como o número de pedidos de auxílio-desemprego e autorizações para construção. O resultado foi melhor do que o esperado.
Apesar dos números da economia dos Estados Unidos terem vindo acima das expectativas dos analistas nesta sessão, os últimos dados da atividade industrial do país decepcionaram, o que ainda alimenta esperança nos investimentos de que novas medidas de incentivo sejam anunciadas pelo Federal Reserve, como o programa de compra de títulos públicos de longo prazo.
Com isso, as esperanças dos investidores recaem para o próximo discurso de Ben Bernanke, presidente do Banco Central norte-americano, em 31 de agosto.
Ações da Apple batem nova máxima
As ações da Apple alcançaram nova máxima neste pregão, subindo 1,85% cotadas a US$ 648,11, e reafirmando a posição da companhia como a mais valiosa do mundo. O aumento no valor dos papéis coincidem com os rumores sobre a chegada do próximo iPhone, além da expectativa de lançamento da iTV no próximo ano. 
Ainda entre as techs, as ações do Groupon despencaram 5%, após a Evercore Partners rebaixar a recomendação dos papéis da companhia, de overweight (desempenho acima da média) para equal weight (desempenho em linha com a média).
Já as ações do Facebook (-4,13%) continuam o movimento de queda iniciado na véspera, depois que o período de bloqueio para a venda das ações daqueles que compraram na época do IPO (Initial Public Offering) expirou.
Confira o fechamento dos principais índices acionários norte-americanos:
% Var DiaPontos%Var 30D%Var Ano
 Nasdaq+0,463.077+4,55+18,10 
 Dow Jones+0,1913.275+2,84+8,66 
 S&P 500+0,191.418+3,31+12,77 
Por: Informey

Nenhum comentário:

Postar um comentário