terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Procons iniciam Operação Natal Legal e reforçam fiscalização no varejo

Procons de todo o Brasil iniciam nesta semana a Operação Natal Legal para aumentar a fiscalização no varejo por conta das festas de final de ano.

A medida, definida na última quinta-feira (1), terá como foco principal os produtos responsáveis por mais de 30% dos atendimentos registrados pelos Procons de todo o país, como celulares, móveis, eletrodomésticos da linha branca (geladeira, fogão, máquina de lavar, dentre outros), microcomputador e outros produtos de informática e eletroeletrônicos como TV e filmadoras.

Os estabelecimentos que apresentarem problemas responderão processo administrativo e poderão receber multas de R$ 400 a R$ 6 milhões.

O que os fiscais irão checar?

Na operação, os fiscais dos Procons irão checar se a informação do preço está clara e correta nas vitrines, se há informações sobre as formas de pagamento aceitas, se as condições de pagamento – sobretudo no parcelamento – estão claras e corretas, trazendo o valor total a ser pago, juros, periodicidade, valor das prestações e eventuais acréscimos e encargos.

Os fiscais devem olhar ainda se as lojas cometem abusos como cobranças indevidas, imposição de tempo mínimo de abertura de conta bancária para aceitação de cheques e prática de preços diferenciados para pagamento à vista em dinheiro e cartão de crédito, bem como se há no local um exemplar do Código de Defesa do Consumidor em lugar fácil e visível e o telefone e endereço do Procon.

Fonte: Info Money Pessoal 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário