segunda-feira, 23 de abril de 2012

Mercado eleva previsão de PIB e mantém Selic e inflação


SÃO PAULO, 23 Abr (Reuters) - O mercado financeiro reafirmou a previsão de que a Selic será mantida em 9 por cento ao ano na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em maio, mesmo depois de o Banco Central, segundo alguns analistas, ter deixado a porta aberta para mais reduções.
As únicas alterações nas estimativas do mercado trazidas pelo Relatório Focus do BC, divulgado nesta segunda-feira, foram feitas em relação ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com o relatório, os analistas projetam expansão de 3,21 por cento no PIB em 2012, ante 3,20 por cento na semana passada. Já para 2013 a estimativa foi reduzida, para 4,25 por cento, de 4,30 por cento.
O primeiro relatório após a decisão unânime do Copom, na semana passada, de reduzir a Selic em 0,75 ponto percentual mostrou ainda que os analistas preveem que a taxa básica de juros do país terminará o ano no nível atual de 9 por cento. A previsão para o final de 2013 foi mantida em 10 por cento.
O mercado agora espera que a ata do Copom, a ser divulgada na quinta-feira, traga uma ideia mais clara de quais deverão ser os próximos passos da autoridade monetária em relação à taxa de juros.
Uma das principais preocupações diante do cenário incerto envolve a caderneta de poupança, que pode eventualmente impedir novos cortes na Selic, a não ser que o governo mude a remuneração da aplicação.
O rendimento da poupança é fixado em 0,50 por cento ao mês, mais a variação da Taxa Referencial, mas o aplicador é isento de Imposto de Renda. A queda da Selic pode provocar uma migração dos investidores das aplicações em renda fixa, que são remuneradas pela taxa básica, para a poupança, o que causaria distorções no mercado.
A redução da Selic está em linha com a estratégia do governo de estimular mais a economia e garantir o crescimento do PIB neste ano na casa dos 4 por cento. Com o barateamento dos custos dos empréstimos via Selic, o consumo é estimulado e, consequentemente, a atividade.
INFLAÇÃO
As estimativas do Focus para a inflação apontam que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechará o ano em 5,08 por cento, inalteradas em relação ao relatório da semana passada. Para 2013, a expectativa é de que o IPCA feche o ano em 5,50 por cento, também sem alterações em relação à semana passada.
Para o IPCA em 12 meses, as projeções também não mudaram, permanecendo em uma alta de 5,47 por cento.
A meta oficial de inflação é de 4,5 por cento no ano, com margem de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.
Em março, o IPCA subiu menos do que o esperado, com alta de 0,21 por cento no mês e 5,24 por cento no acumulado em 12 meses, ante 5,85 por cento nos 12 meses até fevereiro.
Pesquisa realizada pela Reuters aponta que o IPCA em 12 meses deve subir 5,3 por cento no final de 2012 e 5,6 por cento em 2013, acima do centro da meta do governo, de acordo com previsões de 35 analistas consultados.
A pesquisa da Reuters mostra ainda que a indicação dos analistas para o PIB é de crescimento de 3,2 por cento em 2012 e de 4,3 por cento em 2013.
A taxa de câmbio prevista no relatório Focus para o fim de 2012 é de 1,80 real por dólar, a mesma do relatório da semana passada. Na sexta-feira, o dólar fechou a 1,8695 real.
Por Camila Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário