terça-feira, 6 de março de 2012

Mercado aumenta previsão de inflação para 2013

A estimativa dos analistas do mercado financeiro para a inflação oficial, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no ano que vem subiu de 5,11% para 5,20%, segundo a pesquisa semanal do Banco Central (BC) divulgada nesta segunda-feira. Há um mês, a previsão estava em 5% e tem aumentado num ritmo forte há duas semanas por causa do efeito "juro neutro".

Desde que a instituição deu sinais de que seguirá a cortar os juros com a possibilidade de ir além do esperado pelo próprio mercado financeiro, porque vê mais espaço para queda das taxas no Brasil, os analistas acham que a inflação no longo prazo aumentou. O juro neutro, mirado pela autarquia, é o patamar da taxa básica de juros (Selic) considerado de equilíbrio, ou seja, que não influencia o comportamento da inflação.

Por outro lado, os especialistas aumentaram a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, total de bens e serviços produzidos no país) no ano que vem de 4,10% para 4,15%.

A projeção para a expansão da indústria brasileira, setor mais abalado pela crise internacional, melhorou pela segunda semana seguida. Passou de 4,05% para 4,20% no ano que vem. E em relação aos juros, o mercado agora acredita em uma alta mais suave do nível da Selic no ano que vem.

Para este ano, a previsão para a inflação oficial ficou estável, em 5,24%, enquanto a projeção mediana para o crescimento do PIB em 2012 permaneceu em 3,30%. Já para o preco médio do dólar no ano caiu de R$1,75 para R$1,73. E a estimativa para o crescimento da produção industrial subiu de 2,60% para 2,77% em 2012. Foi a segunda semana de alta.
Por: Yahoo Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário