terça-feira, 17 de julho de 2012

Câmara Setorial do Turismo de Garanhuns – CSTG - CDL



Garanhuns é uma cidade única, diferenciada em vários aspectos. Seu clima de montanha, o comércio diversificado, sua gastronomia refinada e a hospitalidade de seu povo aliados a uma vocação turística e de serviços médicos e educacionais tornam a cidade um caso singular em todo Nordeste.
Mas, apesar de todas estas potencialidades, a cidade ainda não é divulgada adequadamente como destino turístico. Melhor dizendo, não é explorada adequadamente como “conceito”, ou para tornar mais claro, não é realizado um trabalho elaborado e consciente de “Place Branding” para Garanhuns. Um conceito no qual as cidades, os estados ou países são tratados como uma marca. Ou seja, um processo de construção e gerenciamento de imagem dos lugares a fim de se atrair fama, turistas e investimentos externos, ou até mesmo eventos internacionais, como no caso do Rio de Janeiro e as Olimpíadas.
            Não se deve confundir o Place Branding com promoção do turismo. O turismo é apenas um dos componentes de uma cidade, nação ou região. Um Plano de Marketing do turismo pode ser desenvolvido junto ao trabalho de construção da marca Garanhuns. E as duas ações podem ainda fazer parte de um Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo local, ou seja, são ações complementares e interligadas.
Cidades que querem ser competitivas devem ser proativas, não esperar apenas por projetos financiados pelo governo federal ou estadual. Um trabalho bem executado de Brand Place pode fazer com que Garanhuns seja “notada” em meio a tantas outras e aumente a sua capacidade de produzir riquezas baseadas em sua imagem.  E essa imagem irá influencia o seu valor e a percepção que se tem dela, não apenas por turistas, mas também por investidores e pelo Governo.
 Além do mais, o Place Brand tem a capacidade de aumentar a auto-estima da população, pois é uma estratégia de desenvolvimento baseada nos valores materiais e imateriais da cidade, do seu povo e sua identidade.  E valores do que se orgulhar Garanhuns tem de sobra.


Geandré Nogueira.
Diretor de Turismo/ SPC da CDL-Garanhuns, Administrador de Empresas – Faga, Bacharel em Optometria e apaixonado por Garanhuns 

Nenhum comentário:

Postar um comentário