sexta-feira, 13 de julho de 2012

Os três profissionais que não podem faltar no seu networking


Já passou do tempo em que investir em um networking era apenas conhecer muitas pessoas. Hoje, além de estratégico, uma boa rede de contatos é definida por conhecer pessoas que agregam valor à sua vida profissional e pessoal.
O co-fundador e CEO da Jackalope Jobs, Sudy Bharadwaj, afirma que é como escolher um time, que junto a você, formarão uma equipe que podem te ajudar a encontrar melhores oportunidades de emprego e entrar no mercado de trabalho.
Quem são esses contatos e como fazer essas redes? Publicado no site Carrerbliss, Bharadwaj mostra três profissionais que poderão te ajudar a alavancar seu networking:

1. Profissionais iguais a você

Você não precisa explorar seu sósia, mas uma pessoa que tenha os mesmos interesses e experiências parecidas com as suas. Isto é vantajoso em duas formas: a primeira é que você terá um amigo, um aliado que entenderá os altos e baixos da procura de um emprego. Você pode compartilhar histórias e apoiar uns aos outros quando necessário. Segundo, você poderá trocar informações de empregos, de novas vagas ou outros contatos na área em que atua.
Não se preocupe em ser competitivo - se você estiver disposto a encaminhar uma rede de contatos que se adaptem a outras pessoas, elas provavelmente irão encontrar uma forma de retribuir o favor.

2. Profissionais de outras áreas

Isso pode não parecer necessário, especialmente para o emprego. No entanto, quando conhecer pessoas de outras áreas e conhecimentos, lembre-se de que vocês não têm os mesmos conhecimentos, isso é o networking com outras áreas poderá abrir outras oportunidades e você terá mais contatos, consequentemente.
Outra razão para diversificar sua rede de relacionamentos: você poderá precisar de ajuda em uma área diferente, por exemplo, profissionais que saibam sobre marketing pessoal e possam te ajudar a melhorar seu desempenho profissional. O que importa, na verdade, é que eles sejam bons em suas áreas e possam te agregar novas experiências.

3. Mentor

Com o apoio de um mentor, você será capaz de procurar um emprego de forma mais inteligente e sem problemas. Além disso, o mentor pode dividir sabedoria necessária sobre esta procura ou para as decisões na carreira. É como um consultor de investimento pessoal e profissional para o seu futuro.
Para achar este mentor, é preciso que você veja em alguém que tenha uma carreira parecida com a qual você gostaria de ter. Pode demorar a achá-lo ou, às vezes, achar mais de ao longo de sua carreira. Seja qual for o caso, qualquer bom mentor será alguém que você respeite e que irá te respeitar da mesma forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário