terça-feira, 29 de novembro de 2011

Economia brasileira deverá reaquecer no primeiro trimestre de 2012


SÃO PAULO – Em sua segunda alta consecutiva, o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Atividade Econômica mostra crescimento de 0,2% em setembro, frente ao mês imediatamente anterior, atingindo o valor de 98,9.
O indicador, divulgado nesta segunda-feira (28), antevê, em um horizonte de seis meses, em que patamar se encontrará a economia brasileira. Desta forma, o resultado de setembro mostra que, após ter entrado em estagnação neste segundo semestre, a economia brasileira deverá retomar a sua trajetória de crescimento a partir do primeiro trimestre do ano que vem.
Quando o índice está em nível superior a 100, o indicador aponta que o ritmo de crescimento tenderá a exibir uma trajetória de aceleração nos próximos meses.
Consumo e mercado de trabalho
De acordo com os economistas da Serasa Experian, alguns fatores deverão garantir um dinamismo na atividade econômica em 2012. Entre eles, destaque para a redução das taxas de juros e o abrandamento das condições de crédito.
Ademais, também deverão contribuir para um aquecimento da economia a estabilização dos níveis de inadimplência, tanto das empresas quanto dos consumidores, o reajuste de cerca de 14% para o salário mínimo previsto para o ano que vem e as eleições municipais.
Sobre a pesquisa
O Indicador Serasa Experian de Perspectiva pretende antever, em um período de seis meses, em que fase do ciclo estará algumas variáveis econômicas, como atividade econômica, concessões reais de crédito aos consumidores e às empresas, e inadimplência da pessoa física e jurídica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário