quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Inadimplência cresce pelo 9º mês seguido em outubro, dizem lojistas

A taxa de inadimplência subiu 4,78% em outubro deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou nesta terça-feira (8) a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Trata-se da nona elevação consecutiva contra o mesmo mês do ano anterior - comparação que é considerada mais apropriada pela CNDL. Contra setembro deste ano, a taxa avançou 5,9%. Já no acumulado dos dez primeiros meses deste ano, houve aumento de 5,21% na inadimplência.

Razões para o aumento Segundo a CNDL, o aumento da inadimplência em outubro é um indicativo de que o "cenário inflacionário persistente" ainda exerce "pressão negativa" sobre o poder de compra do consumidor e sobre o nível de endividamento das famílias.

O crescimento da inadimplência neste ano, ainda segundo avaliação da Confederação de Dirigentes Lojistas, também está relacionada com as medidas de "aperto monetário" (aumento da taxa de juros) adotadas nos primeiros meses de 2011.

Entre janeiro e julho deste ano, o aumento dos juros foi de 1,75 ponto percentual, visto que a taxa estava em 10,75% ao ano no fim de 2010 e passou para 12,50% ao ano em julho - começando a recuar somente no fim de agosto.

Consultas

A CNDL e a SPC Brasil informaram ainda que o número de consultas para compras a prazo e para pagamentos com cheques (indicador relacionado com o volume de vendas) subiu 5,1% em outubro deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Contra setembro deste ano, houve elevação de 1,86% e, no acumulado do ano, foi registrada uma expansão de 5,4%.

De acordo com os lojistas, a combinação de um cenário externo negativo, e a desaceleração do ritmo de crescimento da economia, ainda não impactaram de forma negativa o desempenho do comércio, que tem apresentado "resultados positivos".

Cancelamentos de registros

Os dados da CNDL/SPC Brasil mostram ainda que houve um aumento de 4% no cancelamento dos registros (de inadimplência) contra outubro do ano passado. Na comparação com setembro deste ano, o cancelamento de registros subiu 0,52% e, na parcial dos dez primeiros meses de 2011, cresceu 5,47%.

Metodologia

A CNDL lembra que sua base de dados incorpora os grandes e pequenos varejistas, mas não inclui as operações com cartões de crédito. As transações com cartões de crédito absorvem cerca de 20% do volume total de operações, segundo estimativas da entidade. Os dados da CNDL envolvem, porém, a consulta em mais de 150 milhões cadastros de pessoa física (CPF) de consumidores em 800 mil pontos de vendas credenciados.

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário