quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Inadimplência do Consumidor Cai 1,5% em Outubro


A inadimplência registrou queda de 1,5% em outubro, na comparação com o mês imediatamente anterior. Segundo o Indicador Serasa Experian da Inadimplência do Consumidor, divulgado nesta quarta-feira (16), essa foi a segunda queda mensal do índice, depois seis altas consecutivas.

Na comparação anual, observando o resultado de outubro deste ano e o registrado no décimo mês do ano passado, a inadimplência do consumidor cresceu 19,2%, mostrando desaceleração. De janeiro a outubro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2010, o índice subiu 23%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, “a diminuição do ritmo inflacionário, a manutenção das taxas de desemprego em patamares historicamente baixos e o crescimento mais moderado do endividamento do consumidor têm contribuído para amenizar a situação de inadimplemento das pessoas físicas, favorecendo a renegociação de dívidas e quitação de débitos em atraso”.

Decomposição

As dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água) e a inadimplência com os bancos foram as principais responsáveis pela queda do indicador, com recuos respectivos de 2,8% (-1,1% p.p) e 2,7% (-1,3% p.p).

Por outro lado, os cheques sem fundo contribuíram para que a inadimplência do consumidor não caísse ainda mais, com crescimento de 8,1% e contribuição positiva de 0,8%. Os títulos protestados cresceram 3,3%, mas tiveram contribuição nula no índice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário