sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Após seis meses de alta, inadimplência do consumidor recua em setembro

A inadimplência registrou queda de 3% em setembro, na comparação com o mês imediatamente anterior. Segundo o Indicador Serasa Experian da Inadimplência do Consumidor, divulgado nesta sexta-feira (14). Essa foi a primeira queda mensal do índice após seis meses de altas consecutivas.

Na comparação anual, observando o resultado de setembro deste ano e o registrado no nono mês do ano passado, a inadimplência do consumidor desacelerou e registrou alta de 23,3%. De janeiro a setembro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2010, o índice subiu 23,4%.

Segundo os economistas  da Serasa Experian, a antecipação do 13º salário aos aposentados, a redução dos juros e a menor quantidade de dias úteis, na comparação com agosto, ajudaram para que a inadimplência recuasse em setembro. Também contribuiu para o recuo do índice a maior facilidade oferecida pelos credores ao consumidor na renegociação de dívidas.

Decomposição
Na decomposição do indicador, todas as modalidades da inadimplência puxaram a queda. A começar pelas dívidas não bancárias, houve recuou de 3,3%, com contribuição negativa de 1,3 ponto percentual.

Os cheques sem fundos caíram 10,3%, com contribuição negativa de 1,1 ponto percentual na variação total. As dívidas com os bancos tiveram declínio de 0,9%, contribuindo com queda de 0,4 ponto percentual. Os títulos protestados também tiveram queda, de 13,9%, com contribuição de 0,2 ponto percentual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário