terça-feira, 11 de outubro de 2011

Pesquisa desvenda perfil do "consumidor moderno"

Em um cenário econômico que propicipou a inclusão das classes C e D no consumo nacional, surge um novo consumidor cujos anseios e drivers de consumo são resultado do aumento do acesso à informação, sobretudo, a disponível na web.
 
Mais conectado, ciente de seus direitos e antenado com as tendências globais, o consumidor moderno valoriza o atributo custo–benefício e a excelência no atendimento; insere em seu cotidiano conceitos como comércio justo e consumo sustentável. Conquistar e fidelizar esse cliente não é uma tarefa fácil, mas algumas marcas têm despontado na preferência desse novo brasileiro. Essas são algumas das conclusões da pesquisa inédita “Desvendando o consumidor moderno” – conduzida pela Shopper Experience em parceria com a revista Consumidor Moderno, publicação do Grupo Padrão.

A pesquisa quantitativa contou com 600 entrevistas realizadas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro; participaram brasileiros das classes A, B, C e D com idades entre 18 anos e 64 anos. Do total de entrevistados, 68% costumam acessar a web; e 44% se percebem como consumidores modernos, não só atualizados em tecnologia e assíduos na internet, mas alinhados ao consumo responsável, à praticidade, bons preços e qualidade.

Entre os consumidores entrevistados, 56% não se consideram modernos. A pesquisa mostra que 11% dos consumidores em geral têm blog, percentual que, entre os modernos, aumenta para 13%. Segundo Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience e coordenadora da pesquisa, o principal critério para a criação do conceito de “consumidor moderno” foi o uso constante da internet.

“Sendo o Brasil um dos dez países em que as pessoas mais acessam a web, não há marca ou negócio bem-sucedido que não transforme esse canal em aliado para conquistar e fidelizar clientes. Aliás, esse é o canal preferido dos consumidores para externar aspectos do relacionamento com produtos e serviços”, afirma.

A internet é plenamente presente na vida do consumidor moderno – 86% deles estão diariamente conectados contra 82% dos consumidores convencionais; 42% dos consumidores modernos fizeram compras pela internet no último mês contra 36% dos convencionais.

No tocante aos direitos, 53% dos consumidores modernos afirmam que estão mais atentos à qualidade e credibilidade dos produtos; 41% fazem valer os direitos de trocar produtos com defeitos; e 39% exigem um bom atendimento. Em sua totalidade, os entrevistados afirmaram conhecer os direitos do consumidor.

A pesquisa também aponta quais são os critérios adotados pelos consumidores modernos para definir a compra. Entre os destaques estão preço justo, atendimento diferenciado, qualidade do produto e variedade nas opções.

Fonte: Varejista

Nenhum comentário:

Postar um comentário