O consumidor brasileiro está cauteloso em relação às condições atuais da economia, mas está mais otimista em relação ao futuro próximo.
As conclusões fazem parte de uma pesquisa mensal encomendada pelas entidades do setor comercial ACSP e pela Facesp, que também detectou um aumento no otimismo dos consumidores entre os meses de agosto e setembro.
O levantamento leva em conta entrevistas feitas com mil consumidores distribuídos por 70 cidades, sendo nove regiões metropolitanas, entre os dias 22 e 30 do mês passado.
As questões feitas se referem a situação econômica do entrevistado, suas perspectivas para os próximos meses e sua disposição para grandes decisões de consumo, como a aquisição de um carro, por exemplo.
O índice que sintetiza essas respostas oscila numa escala de zero a 200 pontos, sendo que um resultado acima de 100 já reflete uma visão geral de otimismo dos consumidores.
Em setembro, esse índice atingiu a marca dos 154 pontos, ante 150 em agosto e 153 em setembro do ano passado. Trata-se da maior pontuação desde março deste ano.
Os resultados do mês passado revelam que o consumidor está mais seguro em relação à permanência no emprego, mas um pouco menos confiante na própria situação financeira, na comparação com agosto.
Em compensação, aumentou a parcela dos consumidores que acredita no fortalecimento da economia de sua região, na comparação com as respostas colhidas em agosto. Também houve um incremento na parcela dos consumidores confiantes que a própria situação financeira vai melhorar nos próximos meses.
Fonte: Folha Online
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