segunda-feira, 31 de outubro de 2011

IPI e inflação fazem intenção de consumo recuar depois de 4 altas

A intenção de consumo dos paulistanos recuou, após quatro elevações consecutivas, de acordo com dados da Fecomercio-Sp (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), divulgados nesta segunda-feira (31).
Segundo a entidade, o ICF (Índice de Consumo das Famílias) registrou queda de 3,5% em outubro deste ano, em relação ao mês imediatamente anterior, atingindo 135,3 pontos. Vale lembrar que, abaixo de 100 pontos, o índice revela uma percepção de insatisfação e, acima deste patamar, podendo chegar a 200 pontos, indica satisfação.
O indicador da Fecomercio-Sp é composto por sete itens, sendo eles: emprego atual, renda atual, acesso ao crédito, nível de consumo, perspectiva profissional, perspectiva de consumo e momento para duráveis.
“A retração na satisfação das famílias em outubro se deve principalmente à inflação e à elevação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para automóveis importados, principalmente os populares vindos da Ásia. Por outro lado, as fortes flutuações do câmbio em setembro parecem não ter surtido efeito no indicador em outubro”, aponta a Fecomercio-Sp.
Categorias
Dos sete itens analisados, apenas um apresentou crescimento na comparação mensal - o nível de consumo atual, com alta de 1,3%. Os outros seis apresentaram queda, com destaque para perspectiva profissional (-9,9%) e renda atual (-6,0%).
Na seqüência vem momento para duráveis (-4,5%), perspectiva de consumo (-1,7%), emprego atual (-1,4%) e acesso ao crédito (-0,7%).
De acordo com a assessoria técnica da Fecomercio-SP, a inflação foi a grande responsável pela queda do mês e deve continuar pressionando o índice. Por outro lado, as festas de final de ano possivelmente vão impactar positivamente o consumo das famílias, refletindo as contratações temporárias, início das vendas para o Natal e o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário