O excesso de feriados em 2012 (dez nacionais e quatro estaduais/municipais), que caem em dias de semana com possibilidade de prolongamento, vai influenciar sensivelmente o desempenho do comércio varejista da cidade do Rio de Janeiro, que pode perder cerca de R$ 3,9 bilhões em receitas de vendas. Com os feriados, o ano ficou com apenas 296 dias comercialmente úteis.
Fevereiro (2,5 dias parados por causa do Carnaval), abril (com dois feriados e um prolongamento) e novembro (com dois feriados e a possibilidade de três prolongamentos) serão os meses mais prejudicados.
Fevereiro (2,5 dias parados por causa do Carnaval), abril (com dois feriados e um prolongamento) e novembro (com dois feriados e a possibilidade de três prolongamentos) serão os meses mais prejudicados.
Cada dia parado representa uma perda média de cerca de R$ 218 milhões para o comércio do Estado do Rio, que multiplicados pelos 14 feriados somados aos seus prolongamentos correspondem a uma perda total de aproximadamente R$ 3,9 bilhões.
No caso específico da cidade do Rio de Janeiro, a perda bruta diária pode chegar a R$ 142 milhões e o total do ano a R$ 2,5 bilhões. Os dados são do Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDL-Rio.
No caso específico da cidade do Rio de Janeiro, a perda bruta diária pode chegar a R$ 142 milhões e o total do ano a R$ 2,5 bilhões. Os dados são do Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDL-Rio.
Segundo o presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves, no ano passado, o efeito calendário influenciou positivamente o comércio e a economia como um todo. “Mas este ano os 14 feriados, entre nacionais, estaduais e municipais, que podem propiciar vários “enforcamentos” de dias de trabalho, certamente vai penalizar muito o comércio lojista que vem se empenhando para melhorar cada vez mais o atendimento e oferecer ao cliente produtos de qualidade por um preço justo”, diz Aldo.
Fonte: JB Online
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