A sustentabilidade veio para ficar no mundo dos negócios, e isso não exclui as pequenas empresas. Apesar de a maioria dos pequenos empresários não conhecer o conceito, eles já realizaram algum tipo de ação sustentável.
Um levantamento realizado pelo SEBRAE revelou que entre 61% e 80% dos empreendedores já adotaram iniciativas sustentáveis, como controle de consumo de energia, água e papel, coleta seletiva, tratamento de resíduos tóxicos, entre outras.
Os entrevistados disseram que a preocupação com o meio ambiente tem alto grau de importância. A resposta foi indicada por 72%. Apenas 17% declararam que a preocupação deve ser média e 6% disseram que deve ser baixa. Outros 5% não souberam responder.
Oportunidades de ganhos
Os empresários acreditam que a preocupação ambiental é representa oportunidades de ganhos, já que os consumidores estão mais seletivos e exigentes em ter produtos e serviços sustentáveis.
Além da oportunidade de ganho, 69% disseram que a adoção de práticas sustentáveis transmite uma boa imagem aos clientes. Para 79%, as empresas que estão atentas às questões ambientais podem atrair mais clientes.
“Os empresários implementam boas práticas com o objetivo de reduzir gastos, principalmente de insumos. Por isso, o debate ambiental passa necessariamente pela eficiência”, explica o diretor-técnico do SEBRAE, Carlos Alberto dos Santos, segundo a Agência SEBRAE.
Por fim, ele acrescenta que é necessário aumentar a eficiência dos processos produtivos a partir do menor consumo de materiais renováveis, como energia e matérias-primas.
Sobre a pesquisa
O estudo foi realizado pelo com 3.058 empresários de todo o País, nos segmentos de comércio e serviços (83%), indústria e construção civil (12%) e agronegócios (5%).
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