quarta-feira, 23 de maio de 2012

Brasil: cai a quantidade de empresários que planejam elevar os preços em 2012


O número de empresários brasileiros interessados em elevar os preços de seus produtos nos próximos 12 meses caiu neste trimestre. A informação é da Grant Thornton International e faz parte da pesquisa IBR (International Business Report) 2012.
De acordo com o estudo divulgado nesta terça-feira (22), somente 28% dos empresários têm essa pretensão. No último trimestre, o percentual era de 44%.
A pesquisa revelou ainda outros dados relevantes. No Brasil, por exemplo, 72% dos empresários esperam aumentar sua receita nos próximos 12 meses, enquanto 56% acreditam na melhora da lucratividade e 58% apostam em mais investimento em novas instalações.
"Os países que mais pretendem elevar os preços são os do BRIC e os Nórdicos, ambos com 37%. A América Latina dá sequência a seleção, com 34%", informou o estudo.

No mundo

E apesar da queda dos interesses nacionais, o Brasil ainda assim apresenta um percentual acima da média global, atualmente avaliada em 22%.
“Com a crise em Europa ainda sem saída próxima e o impacto nos mercados internacionais, a manutenção dos níveis de consumo tiveram um impacto no humor dos empresários que preferem ter uma atitude mais conservadora nos seus planejamentos de negócios sem praticar aumentos nesse momento”, explicou o responsável pelo IBR na América Latina, diz Javier Martinez.
Segundo ele, a Argentina (76%), Bósnia (68%), Peru (60%), África do Sul (58%), Rússia (53%) e Índia (51%) estão entre os países que mais esperam um aumento de preços. "Na contramão, está o Japão (-39%), Suíça (-18%), Grécia (-16%) e Singapura (-14%)", informou Martinez.
                     A pesquisa contou com a participação de 11.500 empresas privadas em 40 economias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário