O número de empresários
brasileiros interessados em elevar os preços de seus produtos nos próximos 12
meses caiu neste trimestre. A informação é da Grant Thornton International e
faz parte da pesquisa IBR (International Business Report) 2012.
De acordo com o estudo
divulgado nesta terça-feira (22), somente 28% dos empresários têm essa
pretensão. No último trimestre, o percentual era de 44%.
A pesquisa revelou ainda
outros dados relevantes. No Brasil, por exemplo, 72% dos empresários esperam
aumentar sua receita nos próximos 12 meses, enquanto 56% acreditam na melhora
da lucratividade e 58% apostam em mais investimento em novas instalações.
"Os países que mais
pretendem elevar os preços são os do BRIC e os Nórdicos, ambos com 37%. A
América Latina dá sequência a seleção, com 34%", informou o estudo.
No mundo
E apesar da queda dos
interesses nacionais, o Brasil ainda assim apresenta um percentual acima da
média global, atualmente avaliada em 22%.
“Com a crise em Europa ainda
sem saída próxima e o impacto nos mercados internacionais, a manutenção dos
níveis de consumo tiveram um impacto no humor dos empresários que preferem ter
uma atitude mais conservadora nos seus planejamentos de negócios sem praticar
aumentos nesse momento”, explicou o responsável pelo IBR na América Latina, diz
Javier Martinez.
Segundo ele, a Argentina
(76%), Bósnia (68%), Peru (60%), África do Sul (58%), Rússia (53%) e Índia
(51%) estão entre os países que mais esperam um aumento de preços. "Na
contramão, está o Japão (-39%), Suíça (-18%), Grécia (-16%) e Singapura
(-14%)", informou Martinez.
A pesquisa contou com a
participação de 11.500 empresas privadas em 40 economias.
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